A mãe de Leandro Soares, de 25 anos, internado há oito dias na UTI do Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (HEAL), fez um apelo exclusivo ao jornal Agora em Brasília e ao editor-chefe e repórter Vinicius Lopes em busca de ajuda para a transferência do filho a uma unidade hospitalar com estrutura para realizar uma cirurgia digestiva de emergência. Segundo Maria Elisangela Soares Torquato Rincon, os primeiros sintomas surgiram antes do Natal, quando o jovem passou a sentir fortes dores no estômago e foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento, onde exames indicaram alterações compatíveis com suspeita de pancreatite ou complicações na vesícula e no pâncreas.

Com a progressão do quadro clínico, Leandro foi internado e permaneceu na UTI durante todo o período, inclusive nas festas de fim de ano. De acordo com a mãe, o estado de saúde evoluiu de moderado para severo, com dificuldade para se alimentar e dores intensas que não cederam mesmo com medicação contínua. “Cada dia era uma informação diferente. Diziam que ele estava estável, mas ele não conseguia comer e a dor só aumentava”, relatou.
Nos últimos dias, médicos informaram à família que o pâncreas do jovem apresenta necrose e que uma infecção pulmonar pode estar relacionada à infecção pancreática. Diante do agravamento, Leandro precisou ser intubado. “Depois da visita, ele me disse: ‘Mãe, eu não aguento mais tanta dor’”, contou Maria Elisangela.
Ainda segundo a mãe, houve tentativas de transferência por meio da regulação, mas sem êxito até o momento. Ela afirma que a própria equipe médica informou não haver suporte no hospital para a cirurgia necessária. “O médico foi claro ao dizer que aqui não tem condições para realizar o procedimento que meu filho precisa. Peço ajuda às autoridades e a quem puder nos ouvir para transferi-lo para um hospital que tenha estrutura para salvá-lo”, afirmou.

