O tradicional desfile de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, trará, em 2025, um tom mais político e social. Organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o evento terá como tema central “Brasil Soberano”, dividido em três eixos: “O Brasil é dos Brasileiros”, “COP30 e Novo PAC” e “Brasil do Futuro”.
No primeiro bloco, um grupo de nove pessoas, entre crianças e adultos, usará camisetas amarelas formando a palavra “SOBERANIA”, acompanhadas por um grande bandeirão com a frase “Brasil Soberano”. Fontes do Palácio do Planalto apontam que essa mensagem será um recado direto ao governo de Donald Trump, que impôs tarifas a produtos brasileiros e sanções a autoridades do país.
O segundo eixo dará destaque à COP30, conferência do clima da ONU que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Crianças com camisetas estampando o logotipo do evento desfilarão segurando mudas de plantas. Uma faixa ressaltará ainda que o Novo PAC é “o maior da história do país”, em referência aos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento.
Por fim, o terceiro bloco exaltará o programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, voltado a estudantes de baixa renda. Atletas beneficiados por políticas sociais e o personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, também integrarão a homenagem, reforçando o compromisso do governo com programas sociais e de saúde.

