Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31) revela que 57% dos brasileiros consideram que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, errou ao pedir que a Justiça brasileira interrompa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita por Trump em uma carta na qual associa o chamado “tarifaço” sobre produtos brasileiros à situação judicial de Bolsonaro, acusado de tentar dar um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados afirmam que Trump está certo em fazer a cobrança, enquanto 7% não souberam responder ou preferiram não opinar.
A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades do país, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, a percepção é oposta à média nacional: 66% avaliam que Trump está certo ao tentar interferir no processo judicial, enquanto 28% acham que ele está errado. Já entre os que votaram em Lula, 82% consideram a atitude do republicano inadequada, contra apenas 13% que aprovam a ação.
A carta de Trump gerou polêmica ao sugerir que as tarifas impostas aos produtos brasileiros poderiam ser revistas, caso Bolsonaro não fosse condenado.

