Com apenas 2 anos e 10 meses, o piauiense Paulo Alex de Morais Melo, morador de Sobral (CE), se tornou o integrante mais jovem da história da Mensa Brasil, associação internacional que reúne pessoas com alto quociente de inteligência (QI). Após ser submetido a uma série de avaliações psicológicas, Paulo obteve 132 pontos em testes especializados, número que o coloca entre os 2% da população mundial com desempenho intelectual acima da média.
Desde muito cedo, o menino demonstrou habilidades incomuns para a idade. De acordo com a família, começou a falar com apenas 4 meses de vida. Aos 1 ano e 5 meses, já conhecia todo o alfabeto. Antes mesmo de completar 3 anos, Paulo já lia fluentemente em português e conseguia identificar letras do alfabeto russo e inglês. Ele também apresenta facilidade com números, realiza cálculos simples, tem interesse por astronomia e impressiona com seu ouvido musical.
O diagnóstico de superdotação foi confirmado por uma equipe multidisciplinar especializada em altas habilidades. Paulo foi submetido ao teste internacional SON-R 2½-7, voltado para crianças pequenas, e passou por diversas sessões de avaliação até que seu desempenho excepcional fosse confirmado.
A conquista do pequeno gênio ganhou repercussão nacional e também chamou a atenção de organizações internacionais que acompanham casos de crianças com altas habilidades ao redor do mundo.

