A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, capital da Itália. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça. Zambelli havia fugido do Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A localização da parlamentar foi divulgada pelo deputado italiano Angelo Bonelli. Em publicação feita na segunda-feira (28) em sua conta na rede social X (antigo Twitter), Bonelli afirmou ter informado às autoridades italianas o endereço em que Zambelli estava hospedada.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o deputado.
Segundo informações preliminares, a identificação e detenção ocorreram no mesmo local indicado por Bonelli. As autoridades brasileiras já foram comunicadas e devem iniciar os trâmites para possível extradição da parlamentar.
Zambelli foi condenada pelo STF por associação criminosa e por sua ligação com ataques cibernéticos ao sistema do CNJ. A defesa da deputada ainda não se pronunciou oficialmente sobre a prisão.

