Pipas causam apagão e deixam 39 mil pessoa sem energia no DF

Durante as férias escolares, o número de acidentes envolvendo energia elétrica tende a crescer, segundo alerta da Neoenergia Brasília. De janeiro a junho de 2025, foram registradas 170 ocorrências de pipas presas na rede elétrica, causando falta de energia para mais de 39 mil pessoas no DF.

A distribuidora orienta que pipas sejam empinadas apenas em locais abertos e longe da rede elétrica. Resgatar pipas em postes ou fios, além de perigoso, pode causar curtos-circuitos e interrupções no fornecimento. O uso de cerol ou linha chilena também é proibido, pois além de danificar os cabos, representa risco à vida de motociclistas e pedestres.

Dentro de casa, o uso intensificado de aparelhos eletrônicos exige atenção. A Neoenergia recomenda que apenas adultos manuseiem os equipamentos, que não se use aparelhos com fios danificados e que crianças fiquem longe de tomadas e painéis elétricos.

Em caso de acidentes com eletricidade, é essencial desligar a energia imediatamente, acionar os serviços de emergência e jamais tocar na vítima antes de garantir que o local está seguro. Ocorrências na rede devem ser informadas à Neoenergia pelo 116.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights