O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (9) que o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será respondido com base na Lei de Reciprocidade Econômica.
“Brasil é um país soberano, com instituições independentes, que não aceitará ser tutelado por ninguém”, declarou Lula em publicação nas redes sociais.
O presidente também comentou a fala de Trump que classificou as relações comerciais entre os dois países como “injustas”. Segundo Lula, dados oficiais mostram um superávit norte-americano de 410 bilhões de dólares na balança de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos.
Lula reforçou ainda que o processo judicial que investiga um suposto plano de golpe de Estado é competência exclusiva da Justiça brasileira, sem espaço para qualquer ingerência externa. “Não está sujeito a nenhum tipo de ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, disse.
O petista também defendeu medidas para responsabilizar plataformas digitais. “No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, ressaltou.

