O Zoológico de Brasília promoveu uma votação popular para batizar dois dragões-barbudos resgatados em 2024 pelo Ibama, após serem vítimas do tráfico ilegal de fauna. Mais de 7 mil pessoas participaram da escolha dos nomes dos répteis, que agora vivem sob os cuidados da equipe técnica do Zoo.
Originários das regiões áridas da Austrália, os dragões-barbudos chamam a atenção pelas escamas sob o pescoço, que lembram uma “barba” — característica que inspira seu nome popular. Os animais têm comportamento dócil e curioso, e a equipe estima que tenham pouco mais de um ano de vida.
Segundo o diretor-presidente do Zoológico, Wallison Couto, ações como essa fortalecem o vínculo entre a população e os animais, promovendo educação ambiental e consciência sobre a preservação da fauna.
Desde a chegada, os dois dragões estão em um recinto preparado especialmente para garantir conforto, segurança e bem-estar. O Zoológico permanece fechado para visitação desde maio de 2025, por medidas de segurança sanitária, após a confirmação de um caso de gripe aviária.

