Saúde do DF intensifica combate ao sarampo e à rubéola durante o “Dia S”

O Distrito Federal vai aderir, nesta terça-feira (17/6), ao “Dia S” – uma mobilização nacional de combate ao sarampo e à rubéola. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, prevê a realização de buscas ativas por casos suspeitos em diversas regiões do DF, incluindo escolas, comunidades e unidades de saúde.

A iniciativa tem como principal objetivo reforçar a identificação precoce de pessoas que apresentem sintomas compatíveis com as doenças, mas que ainda não tenham procurado atendimento médico.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Juliane Maria Alves Malta, o trabalho será fundamental para manter o Distrito Federal livre dessas infecções. “A busca ativa é essencial para detectar precocemente possíveis casos de sarampo e rubéola, especialmente entre pessoas que ainda não procuraram atendimento médico”, destacou.

Juliane também reforçou a importância da vigilância constante. “A identificação ajuda a manter a vigilância em alerta e agir rapidamente, evitando que o vírus se espalhe e cause surtos”, acrescentou. Embora esse tipo de monitoramento aconteça durante todo o ano, as ações serão intensificadas especificamente nesta data.

Prevenção e vacinação

Tanto o sarampo quanto a rubéola são doenças altamente contagiosas e com potencial para complicações graves. Por isso, a SES-DF alerta para a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, principalmente com as doses da tríplice viral – vacina que também protege contra a caxumba.

As orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são:

Pessoas de 12 meses a 29 anos:duas doses da tríplice viral;

Adultos de 30 a 59 anos:uma dose;

Profissionais de saúde, independentemente da idade:duas doses.

Quem apresentar febre acompanhada de manchas vermelhas ou rosadas na pele, além de sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Levar o cartão de vacinação é fundamental para avaliação e possível atualização das doses.

Casos no Distrito Federal

Os dados da SES-DF mostram que, nos últimos anos, o DF vem conseguindo manter o controle sobre as duas doenças:

2023:30 casos suspeitos de sarampo e 19 de rubéola – todos descartados após investigação.

2024:36 casos suspeitos de sarampo e 17 de rubéola – também sem confirmações.

2025 (até a semana epidemiológica 22, com dados de 6 de junho):21 suspeitas de sarampo e 5 de rubéola. Neste ano, houve apenas um caso confirmado de sarampo, com origem importada.

A Secretaria de Saúde reforça que a vigilância permanece ativa e que a população tem papel fundamental na prevenção, seja com a vacinação em dia ou com a procura rápida por atendimento ao apresentar sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights