A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indiciou, nesta segunda-feira (9/6), uma professora da Universidade de Brasília (UnB) pelo crime de injúria racial contra um aluno do curso de medicina. A investigação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial (Decrin). O episódio ocorreu em maio deste ano, durante uma atividade prática no ambulatório da instituição.
Segundo o estudante, a docente — vinculada ao curso de nutrição — fez declarações de cunho racista enquanto ele atendia um paciente. Durante a abordagem, a professora teria questionado a mãe do paciente sobre a qualidade do atendimento, sugerindo que não conseguia imaginar como ela se sentia ao ser atendida por “um estudante preto”.
Ainda de acordo com o relato, a professora apontou outro aluno presente, também negro, e comentou que ele se mostrava “um bom aluno, apesar de ser preto”. A vítima formalizou denúncia, e o caso passou a ser investigado pela PCDF.
O inquérito foi finalizado com o indiciamento da professora, que agora poderá responder judicialmente pelas declarações. A UnB ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

