Greve dos professores: manifestação na SEE-DF acaba em confusão

Professores da rede pública do Distrito Federal, em greve desde segunda-feira (2/6), realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (3/6) em frente à sede da Secretaria de Educação, localizada no Shopping ID, na Asa Norte. A manifestação tinha como objetivo pressionar o governo para retomar as negociações, que estão suspensas desde o início da paralisação.

De acordo com o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), o ato começou de forma pacífica, mas a situação se agravou quando seguranças da própria Secretaria teriam usado spray de pimenta contra os manifestantes. Vários docentes passaram mal após a ação, e o clima ficou tenso no local.

Diante da confusão, a administração do shopping decidiu fechar as portas, o que impediu o acesso de mais manifestantes e também da imprensa. Alguns professores que estavam dentro do prédio ficaram temporariamente impedidos de sair.

Lideranças sindicais, como Márcia Gilda e Samuel Fernandes, afirmaram que o movimento tem caráter pacífico e busca garantir que a educação pública seja tratada como prioridade no orçamento do Distrito Federal. Eles também cobraram um posicionamento direto da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que também é professora da rede pública.

A Polícia Militar foi acionada para acompanhar a situação e informou que cerca de 100 pessoas participavam do ato.

Em nota, a Secretaria de Educação confirmou que houve a ocupação do hall de entrada do edifício e criticou a ação, afirmando que o protesto comprometeu o funcionamento da unidade, além de prejudicar servidores e os atendimentos administrativos. O órgão reforçou que mantém canais abertos de diálogo com o sindicato, mas informou que as negociações estão suspensas em função da greve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights