A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu, na tarde desta quinta-feira (22/5), o homem que ameaçava explodir uma bomba em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Identificado como Flávio Pacheco da Silva, ele estava acompanhado de uma mulher e duas crianças, uma delas no colo durante toda a negociação com a polícia.
A identidade do suspeito foi confirmada por meio de tecnologia de reconhecimento facial utilizada pela Polícia Civil. Informações iniciais apontam que Flávio chegou a detonar um artefato explosivo no gramado em frente ao ministério antes de ser contido.
A ocorrência começou por volta das 16h, quando equipes da Polícia Militar chegaram ao local e deram início à Operação Petardo, mobilizando o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o esquadrão antibombas. Parte da Esplanada foi isolada e os servidores dos ministérios foram orientados a deixar o prédio.
Durante a negociação, Flávio segurava uma criança no colo e se recusava a se afastar do pacote suspeito que mantinha ao seu lado, o que aumentou a tensão no local. O episódio aconteceu nas proximidades do bloco A, onde também funcionam outras pastas, como os ministérios dos Esportes e dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Testemunhas relataram que o homem estaria transtornado após ter um processo negado pelo MDS e tentou acessar o prédio, sem sucesso. Na sequência, passou a ameaçar uma possível explosão.
O cerco terminou com a atuação do Bope, que imobilizou e prendeu o suspeito. A área permaneceu isolada até que as autoridades garantissem a segurança total. O caso segue sob apuração.

