Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial é confirmado no RS; Brasil decreta emergência por 60 dias

O Brasil confirmou seu primeiro caso de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial. A ocorrência foi registrada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e anunciada oficialmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira, 16 de maio. Até então, os casos no país estavam restritos a aves silvestres.

O foco foi identificado em uma granja de reprodução no dia 12. Após análises feitas em um laboratório em Campinas (SP), o vírus foi confirmado. A área afetada foi isolada e as aves restantes, eliminadas, conforme os protocolos sanitários. Investigações estão sendo conduzidas em um raio de 10 km para detectar possíveis novas contaminações.

Também foi confirmado o vírus em aves do Zoológico de Sapucaia do Sul, que está temporariamente fechado ao público. Diante da situação, a China anunciou a suspensão por 60 dias das importações de carne de frango do Brasil.

Apesar da gravidade para as aves, o Ministério da Agricultura reforçou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. O risco para humanos é considerado baixo e está geralmente ligado ao contato direto com aves infectadas. O governo já iniciou as ações do Plano Nacional de Contingência para conter a disseminação do vírus e notificou os parceiros comerciais e órgãos internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights