Lula promete discutir fim da escala 6×1

Na noite desta quarta-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Lula fez um pronunciamento em que defendeu a abertura de um amplo debate sobre o fim da escala 6×1 e a redução da jornada semanal de trabalho. A proposta, que ganhou força nas redes sociais com o movimento Vida Além do Trabalho, liderado pelo influenciador Rick Azevedo, resultou na apresentação da PEC 8/2025 pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), que propõe reduzir a carga horária semanal de 44 para 36 horas.

Durante o discurso, transmitido pelo canal oficial do governo no YouTube, Lula destacou a importância de equilibrar vida profissional e bem-estar dos trabalhadores, e afirmou que o governo está aberto ao diálogo com toda a sociedade sobre o tema.

O presidente também abordou pela primeira vez, de forma pública e articulada, um esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas dentro do INSS. Segundo ele, a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal desarticularam uma rede criminosa que operava desde 2019, realizando cobranças indevidas. A Operação Sem Desconto, realizada em 23 de abril, levou à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e à abertura de 207 inquéritos policiais, além do cumprimento de 192 mandados de prisão e 701 de busca e apreensão.

Lula afirmou ainda que determinou à Advocacia-Geral da União que processe as associações envolvidas e exija o ressarcimento dos valores pagos indevidamente pelas vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights