Papa Francisco é sepultado em Roma após cerimônia no Vaticano

O mundo se despediu, neste sábado (26/4), do papa Francisco, primeiro latino-americano a comandar a Igreja Católica. Após o velório na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o corpo do pontífice foi transportado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde foi sepultado às 8h10 (horário de Brasília), em local de acesso público, conforme seu desejo.

A cerimônia atraiu cerca de 250 mil pessoas, segundo o Vatican News, reunindo cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, chefes de Estado, diplomatas, famílias, migrantes e fiéis de diversas partes do mundo. Cerca de 5 mil concelebrantes participaram da missa, entre eles 220 cardeais. Representantes de 40 igrejas cristãs e outras religiões, além de mais de 160 delegações oficiais de governos e soberanos, também marcaram presença.

A Missa das Exéquias foi celebrada às 10h do horário local (5h em Brasília), presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A Praça de São Pedro, com sua capacidade máxima de 50 mil pessoas, ficou completamente ocupada. Outras 200 mil acompanharam a celebração por meio de telões instalados nas ruas do Vaticano.

Por volta das 7h20 (horário de Brasília), teve início o cortejo fúnebre, que percorreu cerca de 4 km entre as duas basílicas. O trajeto foi marcado por aplausos e homenagens de fiéis emocionados, alguns em silêncio, outros entoando gritos de “Viva Francisco”.

Após a chegada à Basílica de Santa Maria Maggiore, frequentada por Francisco desde sua época de cardeal, o corpo foi sepultado em uma cerimônia privada, com ritos religiosos e novas homenagens.

O funeral marcou também o início do Novendiali, os nove dias de luto e oração em memória do papa Francisco. A celebração foi encerrada com os tradicionais ritos da Última Commendatio e da Valedictio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights