Marcel Lebrun, um empresário de Fredericton, no Canadá, está utilizando o lucro obtido com a venda de sua antiga empresa para ajudar moradores em situação de rua. O projeto, chamado “12 Vizinhos”, prevê a construção de 99 casas e um centro empresarial que visa não apenas fornecer moradia, mas também oportunidades de emprego e um novo senso de comunidade. O objetivo é oferecer um ambiente que proporcione não só um lar, mas também a chance de reintegração social para aqueles que enfrentam dificuldades, muitas vezes associadas a doenças e outras questões.
As casas, que são pequenas mas totalmente equipadas com cozinha, banheiro, quarto e até um deck, estão sendo construídas em um ritmo de uma casa a cada quatro dias úteis, com a ajuda de voluntários qualificados. O projeto recebeu um investimento inicial de US$ 4 milhões (cerca de R$ 20 milhões), além de doações do governo. A iniciativa também incluirá um centro comercial, com uma gráfica e uma cozinha compartilhada, permitindo que os moradores gerenciem seus próprios negócios.
Apesar do alto custo do projeto, os moradores pagarão apenas 30% do valor das casas, o que torna a moradia acessível. O local, situado perto de um shopping, é seguro, com portões fechando à noite e câmeras de segurança para garantir a tranquilidade. Marcel estima que cerca de 600 pessoas em situação de rua de New Brunswick serão beneficiadas pela iniciativa, que visa criar uma comunidade de apoio e colaboração, transformando a vida dessas pessoas para melhor.

