A partir desta quinta-feira (10/4), cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália precisarão de visto para ingressar no Brasil, conforme um novo decreto do governo brasileiro. A exigência foi estabelecida em respeito ao princípio da reciprocidade, uma vez que esses países não oferecem isenção de visto para os brasileiros.
Essa decisão foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e é uma medida que visa alinhar o tratamento de cidadãos brasileiros e estrangeiros nos países mencionados. O Itamaraty esclareceu que o Brasil ainda está em negociações com os três países para estabelecer acordos de isenção de vistos, mas a mudança entra em vigor imediatamente.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Brasil continua em busca de reciprocidade por parte dos Estados Unidos, permitindo a isenção de visto para os brasileiros, enquanto os cidadãos norte-americanos mantêm o direito de entrar no Brasil sem visto.
Em 2024, o Brasil recebeu cerca de 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália, conforme dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Agora, esses visitantes precisarão solicitar o visto eletrônico, que custa US$ 80,90 (aproximadamente R$ 479), com validade de até 90 dias.
A solicitação do visto deve ser feita online, através do site eVisa, onde é necessário preencher um formulário e anexar documentos como o passaporte. É recomendado que os viajantes façam a solicitação com antecedência, para evitar contratempos durante a viagem.

