O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL), de Minas Gerais, revelou ao Metropoles como surgiu a ideia do discurso em inglês proferido por Jair Bolsonaro durante a manifestação em apoio à anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro, realizada no último domingo (6/4). Em entrevista, Caporezzo contou que foi ele quem traduziu a frase de Bolsonaro, a pedido do próprio ex-presidente.
“Estava com o presidente Bolsonaro e com o governador Tarcísio [de Freitas, de São Paulo], lá no Palácio dos Bandeirantes, e o presidente estava muito indignado com essa questão de um pipoqueiro e um sorveteiro serem presos por golpe de Estado. Um completo absurdo, né? Ele falou: ‘Pô, tinha que falar isso em inglês pro mundo’. Olhou pra mim e disse: ‘Escreve pra mim em inglês aí, Caporezzo’”, narrou o deputado mineiro.
“Sentei do lado dele e escrevi. A letra está aqui, ó. A letra é minha: ‘Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’état in Brazil’. Inclusive, eu escrevi ‘coup d’état’ abrasileirado, né? Para facilitar a pronúncia. É a expressão em francês para golpe de Estado, né? Nos Estados Unidos, eles usam ‘coup d’état’ mesmo sendo em francês, porque é a expressão que melhor representa isso”, explicou Caporezzo.
Para Caporezzo, o trecho em inglês fez com que o discurso ganhasse maior repercussão, tornando-se “um dos mais acessados da história”.
“Ele [Bolsonaro] falou em português: ‘Você consegue escrever isso em inglês pra mim?’. Eu fui, escrevi e virou meme. Explodiu no Brasil inteiro e, o mais importante, esse discurso já é um dos mais acessados de toda a história. Inclusive, todas as outras falas, os demais discursos realizados por causa dessa manifestação, tiveram recorde de acesso em decorrência do meme da fala em inglês do presidente Bolsonaro. Ou seja, rompeu a bolha”, afirmou.
Caporezzo avalia que Bolsonaro tem consciência de que os memes ajudaram a popularizar o discurso. O deputado, no entanto, não especificou quais ferramentas foram usadas para medir a quantidade de acessos às falas do ex-presidente durante a manifestação.
“Com certeza ele mesmo sabe disso, que foi esse meme que fez com que todos os discursos dessa manifestação batessem recordes de acesso. Então, a ideia de falar em inglês foi fantástica. Ele já falou que está abrindo a escola Joel Santana de inglês, que terá o Joel Santana como patrono. E o mais importante em qualquer linguagem é a comunicação, e o presidente Bolsonaro mostrou que é um grande comunicador. Temos diversas plataformas para observar isso. Até agora, desde que o Lula voltou ao local do crime, tivemos cinco grandes manifestações. Dentre elas, a que teve maior quantidade de acessos foi esta. Qual o motivo? O discurso em inglês”, observou.