Na tarde da última segunda-feira (7/4), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgatou uma cadela vítima de maus-tratos em uma ação realizada no Recanto das Emas. A operação, batizada de Orange 3, foi deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, onde uma mulher aparece agredindo o animal com um pedaço de madeira. Nas imagens, era possível ouvir claramente os latidos e uivos de dor da cadela.
Com base na denúncia, os agentes se deslocaram até o local e encontraram o animal amarrado a uma corrente extremamente curta, que impedia seus movimentos e apresentava lesões visíveis. A suspeita, identificada como uma mulher de 62 anos, estava no endereço no momento da abordagem. De acordo com a PCDF, o simples fato de manter o animal preso de forma tão restritiva já configura crime de maus-tratos.
A acusada negou as agressões, mas justificou que mantinha o animal amarrado alegando que ele teria atacado outro cachorro de menor porte. A cadela foi levada ao Hospital Veterinário para cuidados e avaliação, enquanto a mulher foi conduzida à DRCA, onde foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais.