O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou no último domingo (6/4) o lançamento de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do DF. Durante um almoço oferecido pelos militares na residência do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), no Park Way, o governador também mencionou que o governo está avaliando uma nova redução do interstício para acelerar as promoções dos bombeiros.
Segundo Ibaneis, o concurso será lançado até junho de 2025 e visa suprir a necessidade de reforçar a tropa, uma vez que um grande número de militares está prestes a se aposentar e ingressar na reserva. Embora o número exato de vagas ainda esteja sendo definido, o governador revelou que a previsão é de ao menos 5 mil novas vagas, com a intenção de formar um cadastro reserva amplo. Esse modelo, semelhante ao adotado por instituições como a Polícia Federal (PF), busca reduzir os custos com novos processos seletivos e garantir agilidade nas nomeações conforme a demanda.
Ibaneis também informou que o secretário de Economia, Ney Ferraz, recebeu a autorização para contratar a banca responsável pela organização do concurso. Vale lembrar que, recentemente, o Governo do Distrito Federal havia se comprometido a não promover novas quebras de interstício, em razão dos reajustes concedidos às Forças de Segurança do DF e enviados ao Governo Federal.

