A partir desta segunda-feira (31), distribuidoras de bebidas no Distrito Federal terão horário de funcionamento limitado. A medida, publicada no Diário Oficial do DF, estabelece que esses estabelecimentos só poderão operar entre 6h e meia-noite, independentemente de estarem em áreas comerciais, mistas ou residenciais.
A decisão foi tomada com base em relatórios da Secretaria de Segurança Pública, que apontam uma ligação direta entre o funcionamento prolongado das distribuidoras e o aumento de crimes, como tráfico de drogas, perturbação da ordem pública e violência urbana. Segundo a pasta, 24% das tentativas de homicídio registradas em 2025 ocorreram em bares ou distribuidoras de bebidas.
A fiscalização do cumprimento da nova norma será feita pela Polícia Militar e pelas administrações regionais. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, explicou que a medida visa conter a escalada da criminalidade associada a esses estabelecimentos. “Os dados apresentados demonstram que há uma correlação direta entre a operação dessas distribuidoras durante a madrugada e o aumento de ocorrências policiais”, afirmou.
Além da preocupação com a segurança, moradores de áreas próximas a esses comércios relataram incômodo com o barulho causado pelos frequentadores durante a noite e a madrugada. Com a regulamentação, o governo espera reduzir os índices de violência e melhorar a qualidade de vida da população.
Da Redação