SES-DF oferece vacinação contra o sarampo na capital; confira

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, no dia 19 de março, que está oferecendo a vacina contra o sarampo nas unidades de saúde de todo o DF, como forma de proteger a população. A vacina tríplice viral, que também previne contra rubéola e caxumba, é recomendada em duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e em uma dose para aqueles de 30 a 59 anos. Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade.

A cobertura vacinal contra o sarampo no DF é de 97,2% para a primeira dose e 88,3% para a segunda, em crianças menores de 2 anos, com a meta de atingir 95% na segunda dose.

O DF registrou um caso de sarampo na última segunda-feira (17/3), em uma paciente que teve histórico de viagens internacionais. A doença não exigiu hospitalização e não apresentou complicações. A SES-DF adotou medidas rápidas, como o isolamento da paciente e a busca ativa de 278 pessoas que tiveram contato com ela.

O sarampo pode causar sintomas como tosse, febre, manchas vermelhas no corpo e pode ser grave em crianças menores de 5 anos. A vacina é contraindicada para gestantes, pessoas com doenças imunológicas e quem teve reações alérgicas graves a vacinas anteriores. A imunização é considerada essencial para bloquear surtos e proteger a comunidade.

O prazo para possíveis casos secundários relacionados a este surto se encerra em 26 de março, com monitoramento até 1º de abril. A SES-DF recomenda que, em caso de sintomas, a pessoa procure atendimento médico imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights