O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a negar nesta sexta-feira (17) o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos. Bolsonaro pretendia participar da posse de Donald Trump, mas o recurso apresentado por sua defesa foi rejeitado sob o argumento de que os riscos que motivaram a apreensão de seu passaporte permanecem.
A defesa de Bolsonaro argumentou que o pedido era específico e não alteraria a decisão anterior, que restringe suas viagens internacionais. Moraes, no entanto, destacou que o ex-presidente não demonstrou necessidade imprescindível para a viagem e apontou a inconsistência do convite, enviado por um e-mail sem identificação clara ou detalhes sobre o evento.
“Mantenho a decisão que indeferiu os pedidos formulados por Jair Messias Bolsonaro por seus próprios fundamentos”, declarou Moraes.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também havia se manifestado contrário à solicitação, reforçando que não há interesse público ou justificativa legal para atender ao pedido de Bolsonaro.
Da Redação

