GDF lança concessão para privatizar estacionamentos públicos no centro de Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a abertura de licitação para conceder à iniciativa privada a gestão do sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Verde. A medida foi oficializada em publicação extra no Diário Oficial do DF nesta sexta-feira (20). O edital será divulgado na próxima semana, com prazo de concessão de 20 anos, abrangendo áreas estratégicas como Asa Sul, Asa Norte, SIA e Esplanada dos Ministérios.

A concessão inclui a implantação, operação e manutenção dos estacionamentos rotativos, visando aumentar a rotatividade das vagas e melhorar a mobilidade urbana. O sistema será integrado ao transporte público, com benefícios como a isenção da tarifa para motoristas que utilizarem metrô ou BRT após estacionarem em bolsões vinculados ao Zona Verde. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o projeto será custeado com recursos privados.

“A empresa vencedora precisará investir na implantação do sistema e destinará, no mínimo, 20% da receita bruta ao GDF, com previsão de arrecadação de R$ 15 milhões anuais, além de R$ 54 milhões em outorga inicial. (…) Nosso objetivo é transformar a experiência de mobilidade no DF, unindo eficiência e sustentabilidade”, Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights