A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou, de janeiro a novembro deste ano, 727 novos casos de HIV e 136 de Aids. Além de 16 óbitos tendo o HIV/Aids como causa básica.
O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV; pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc.; de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.
Já Aids é a doença causada pela infecção do HIV e é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo e do aparecimento de doenças oportunistas.
No DF, Atualmente, 92% das pessoas em terapia antirretroviral no DF apresentam carga viral indetectável. Nesses casos, o risco de transmissão do HIV, nesses casos, é zero.
Onde buscar tratamento:
- Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin – antigo Hospital Dia da Asa Sul);
- Policlínicas de Taguatinga, Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Gama e Lago Sul;
- Ambulatórios de infectologia dos seguintes hospitais: Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Regional de Sobradinho (HRS) e Hospital Universitário de Brasília (HUB);
- Além desses locais, as unidades básicas de saúde (UBSs) realizam testes rápidos e oferecem preservativos e gel lubrificante durante todo o ano.
