As inscrições para a Terceira Edição do Programa Habilitação Social, que disponibiliza 5 mil vagas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por cidadãos de baixa renda, vão até esta sexta-feira (18/10). O projeto é do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), e visa facilitar o acesso ao documento, a fim de ampliar oportunidades de emprego.
Os candidatos poderão se inscrever em duas modalidades: Estudante Habilitado, com 2 mil vagas e Cidadão Habilitado, com 3 mil vagas.
Para se candidatar a uma vaga do Projeto Estudante Habilitado, é necessário ter:
idade entre 18 e 25 anos;
- estar inscrito no (CadÚnico);
- possuir domicílio no DF há, pelo menos, dois anos; e
- estar cursando ou ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas.
Já para participar do Projeto Cidadão Habilitado, os candidatos precisam ter:
- idade acima de 18 anos;
- estar inscrito no CadÚnico;
- saber ler e escrever;
- ser penalmente imputável;
- possuir domicílio no DF há pelo menos dois anos.
Inscrição
- Para se inscrever é preciso acessar o site do Detran Digital (clique aqui aqui para se inscrever)
- Ao se inscrever o participante deve selecionar estudante habilitado ou cidadão habilitado e preencher os dados pessoais
Para participar, os candidato deverá ter cadastro ativo, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na Base Nacional do Cadastro, feito até o dia 10 de setembro de 2024.
- As inscrições vão até o dia 18 de outubro
Mudança de categoria
Além de realizar os sonho daqueles que vão tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela primeira vez, o Programa de Habilitação Social também terá oferecerá serviços como: adição de categorias, para quem já é habilitado e deseja ter autorização para outros tipos de veículos; emissão de CNH definitiva; e renovação e alteração de categorias.
As categorias da CNH se dividem em cinco tipos, indo do A ao E. São elas:
- motocicletas, motonetas e triciclos (categoria A);
- carros, picapes e vans (categoria B);
- caminhões, caminhonetes e vans de carga (categoria C);
- ônibus e micro-ônibus com mais de 8 lugares para passageiros (categoria D); e
- veículos das outras categorias, combinações de veículos, tratores e veículos com mais de seis toneladas (categoria E).
Para se candidatar para adição, alteração ou renovação de categorias, o candidato não pode solicitar a mesma categoria mais de uma vez.
* Com informações do Metropoles

