Secretaria de Saúde do DF confirma dois casos de febre maculosa; 17 suspeitas estão em investigação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta quinta-feira (3), dois casos de febre maculosa autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio DF. Os pacientes, um homem e uma mulher, já se recuperaram, mas os detalhes sobre suas identidades e idades não foram divulgados.

A febre maculosa é uma infecção causada pela bactéria do gênero Rickettsia e transmitida principalmente pela picada do carrapato-estrela, embora outras espécies também possam ser vetores. De acordo com o Ministério da Saúde, essa doença pode levar de 2 a 14 dias para manifestar sintomas após a infecção, como febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor muscular e manchas vermelhas pelo corpo.

Desde o início de 2024, foram notificados 59 casos suspeitos de febre maculosa no DF. Desses, 40 foram descartados, e 17 continuam em investigação, conforme dados da Secretaria de Saúde. O Brasil registrou, nos últimos 10 anos, 753 mortes pela doença, sendo o estado de São Paulo responsável por 62% dos óbitos. A febre maculosa é considerada uma enfermidade grave, especialmente se não for diagnosticada e tratada rapidamente.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights