L2IP Instituto de Pesquisas Clínicas: Conheça o Centro Especializado em Estudos para Novos Tratamentos e Medicamentos de Alzheimer e Outras Condições Neurológicas

Neste dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. A data possui o objetivo de orientar sobre o transtorno informando quais são os principais sintomas, as formas de tratamento, bem como a importância do acompanhamento dos familiares dos pacientes.

Com foco destacado em pesquisas voltadas para novos tratamentos, o L2IP Instituto de Pesquisas Clínicas conduz estudos clínicos voltados ao desenvolvimento de medicamentos inovadores, oferecendo novas esperanças e avanços significativos no combate à doença.

Eduardo Freire Vasconcellos é pesquisador e CEO do Instituto de Pesquisas Clínicas

Eduardo Freire Vasconcellos é pesquisador, CEO do Instituto de Pesquisas Clínicas, referência em mais de 60 estudos clínicos internacionais e National Leader em dois estudos clínicos em doenças de Alzheimer.

O doutor conta que os estudos clínicos estão avançando no país. “Nos últimos anos tivemos uma revolução no método de diagnóstico das demências, em especial na doença de Alzheimer. O trabalho acontece por meio dos biomarcadores, que atualmente podem ser realizados por via plasmática e/ ou por via liquórica.

Além disso, estamos no momento de transição para tratamento precoce da demência na doença de Alzheimer, com a possibilidade de vários diferentes fármacos com diferentes mecanismos de ação. Provavelmente em cinco anos teremos um grande arsenal terapêutico. Portanto, estamos em um momento crucial”, explica.

Ele também afirma que é o principal  pesquisador dos estudos que estão correndo em fase 3 no Brasil.

 

Equipe Instituto de Pesquisas Clínicas

O que é Alzheimer

Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo caracterizado por um comprometimento da compreensão e memória de curto prazo e em alterações comportamentais. Esses sintomas podem piorar ao longo do tempo.

A doença atinge principalmente as pessoas idosas, constituindo a forma mais comum de demência desse grupo etário.

Dentre os sintomas, destacam-se:

  • Dificuldade para lembrar
  • Acontecimentos recentes
  • Repetições de perguntas já feitas
  • Dificuldade para expressar ideias ou sentimentos por meio de palavras,
  • Interpretações inadequadas de estímulos visuais ou auditivos,
  • Irritabilidade frequente, bem como dificuldade para desempenhar tarefas rotineiras, como, por exemplo, se deslocar por um caminho conhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights