Queimadas no DF devastam mais de 6 mil hectares de vegetação apenas em setembro

 

 

As queimadas que atingem o Distrito Federal (DF) seguem causando estragos significativos na vegetação da região. Só no mês de setembro, mais de 6.302 hectares foram consumidos pelas chamas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). Esses números refletem as ocorrências registradas até segunda-feira, 16 de setembro.

Durante o período, os bombeiros foram acionados para lidar com 1.546 incêndios. O episódio mais grave ocorreu no domingo (15/9), quando um incêndio de grandes proporções devastou o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, destruindo 1.722,79 hectares de vegetação apenas naquele dia.

Preocupado com o avanço das queimadas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a suspensão das férias de todos os militares do CBMDF, que serão convocados para reforçar o combate ao fogo. Além disso, integrantes da corporação que estão atualmente cedidos à Força Nacional ou outros órgãos também serão chamados de volta para ajudar na operação. “Vamos reforçar a prevenção com bombeiros indo aos locais que costumam ter incêndio e não apenas trabalhar quando o fogo já surgiu”, declarou Ibaneis.

A ação de combate foi acordada durante reunião realizada nesta segunda-feira (16/9), que também contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. Segundo ela, um contingente de 1.500 homens será mobilizado para enfrentar os incêndios florestais.

Além disso, como medida de prevenção, o CBMDF iniciará, diariamente, sobrevoos na capital federal logo nas primeiras horas da manhã, visando identificar rapidamente focos de incêndio e agilizar o combate. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo já destruiu cerca de 2 mil hectares no Parque Nacional de Brasília.

 

Da Redação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights