Nesta quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil enviará novos recursos à UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos e estimulou que todos os países reforcem suas contribuições. Mais de 10 países, incluindo os Estados Unidos e a França, suspenderam suas doações em meio a acusações de colaboração entre funcionários da UNRWA e o grupo Hamas.
Durante uma sessão extraordinária do Conselho de Representantes da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, Lula criticou a decisão dos países ricos, chamando-a de “desumana” e “covarde”. Israel acusou 12 funcionários da UNRWA de ajudarem o Hamas em um ataque ocorrido em 2023, resultando na interrupção do financiamento e demissões.
No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar ajuda humanitária à agência da ONU para os refugiados palestinos. As recentes denúncias contra funcionários da agência precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Com informações da Agência Brasil

