Na avaliação da ministra da saúde, Nísia Trindade, o Distrito Federal é uma das regiões de maior preocupação diante da onda de casos de dengue. De acordo com a ministra, a vacina será importante contra a doença, mas a prioridade no momento é controle dos focos do mosquito, e o cuidado com os pacientes.
“A avaliação nacional, conforme nós já falamos, é de uma concentração de casos agora, com grande aumento nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O DF como é de conhecimento de todos, está numa situação de estado de emergência, assim como Minas Gerais, assim como o Acre. Então, são os pontos de maior preocupação, no sentido do cuidado com as pessoas”, afirmou a ministra.
Ainda de acordo Nísia Trindade, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui condições de cuidar dos pacientes e evitar o agravamento dos quadros e mortes por dengue. Ela afirma que a preocupação central do momento é ter uma rede de acolhimento, com tendas, por exemplo, e a orientação da população. O DF continua a fazer parte do grupo de prioridade para o recebimento das vacinas.
Segundo informações do governo, o Brasil
terá 6 milhões de doses em 2024. “Por enquanto recebemos 750 mil doses”, contou. O Ministério da Saúde ainda não definiu o número de doses que chegará no primeiro lote.

