Nesta quarta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o governador Ibaneis Rocha anunciou a criação do primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal. O espaço será voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista (TEA), além de oferecer suporte às famílias.
De acordo com o governador, a primeira unidade será instalada no Plano Piloto, com previsão de expansão para mais duas unidades nas regiões Sudoeste e Norte de Saúde, consideradas estratégicas. A proposta do governo é ampliar o atendimento a outras regiões administrativas no futuro.
O centro contará com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Além disso, o espaço terá salas multissensoriais e equipamentos projetados para estimular a interação social. Todo o atendimento será integrado à rede de Atenção Primária de Saúde, garantindo um suporte mais amplo e contínuo aos pacientes.
“Mais uma vez, o Distrito Federal sai na vanguarda no atendimento e na conscientização, porque nós precisamos muito acolher essas pessoas”, destacou Ibaneis Rocha.
O chefe do Buriti ainda reforçou que o objetivo é descentralizar o serviço.
“O projeto que está sendo tratado é no sentido de que a gente abra pelo menos um centro desses em cada uma das regiões do Distrito Federal, para que possamos acolher todos da melhor forma possível”, afirmou.
Da Redação

