O drama nacional “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro, estreou com grande sucesso nas bilheteiras brasileiras, tornando-se a maior estreia de um filme nacional em 2025. Exibido em 650 cinemas, o longa arrecadou R$ 4,7 milhões e foi assistido por 218 mil pessoas entre os dias 13 e 16 de março, segundo dados da Comscore e Filme B. Além do ótimo desempenho de público, o filme também foi bem recebido pela crítica, que destacou a direção de Andrucha Waddington e as atuações marcantes de Fernanda Montenegro e Alan Rocha, coprotagonista da trama.
O roteiro de “Vitória” é baseado na história real de Joana da Paz, mulher que desmascarou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos com a ajuda de um amigo jornalista. A história se passa no Rio de Janeiro, onde Joana registrou, com a ajuda de uma filmadora, toda a movimentação criminosa observada de sua janela, em Copacabana, de frente para a favela da Ladeira dos Tabajaras. O filme, produzido por Andrucha Waddington e Breno Silveira, tem como base o livro “Dona Vitória Joana da Paz”, escrito por Fábio Gusmão, jornalista do EXTRA, que publicou em 2005 uma série de reportagens sobre a vida e as denúncias de Joana. Na ficção, o personagem inspirado por Gusmão se chama Flávio Godoy, interpretado por Alan Rocha.
Fernanda Montenegro, aos 95 anos, interpreta Nina, uma aposentada que enfrenta com coragem e resiliência a violência urbana. Na época das filmagens, ela tinha 92 anos e emocionou o público com sua performance. O elenco de “Vitória” conta ainda com nomes como Thawan Lucas, Linn da Quebrada, Laila Garin, Jennifer Dias, Thelmo Fernandes e Sacha Bali.