O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (14), a alta no preço dos ovos no Brasil e afirmou que pretende identificar quem está por trás do aumento. Durante a entrega de ambulâncias em Sorocaba (SP), ele classificou a situação como injustificável e disse que algum “pilantra” estaria lucrando indevidamente com o produto, prejudicando os consumidores.
Lula citou dados da produção nacional e destacou que o Brasil deve produzir cerca de 59 bilhões de ovos em 2025. Segundo ele, o consumo médio per capita é de aproximadamente 260 unidades por ano, número que não justificaria o aumento expressivo nos preços. O presidente também rejeitou explicações sobre o impacto da exportação e das condições climáticas na elevação do custo do alimento.
O petista argumentou que apenas 0,9% da produção nacional é destinada à exportação, o que não justificaria a inflação no mercado interno. Ele também ironizou a justificativa de que o calor extremo teria reduzido a produção das galinhas, afirmando que alguém estaria manipulando o setor para aumentar os preços artificialmente.
“E eu estou querendo descobrir onde é que tem um ladrão que passou a mão no direito de comer ovo do povo brasileiro… O povo brasileiro come, em média, 260 ovos por ano. É pouco, não dá nem 1 por dia. Mas sabe quantos ovos o Brasil vai produzir esse ano? 59 bilhões”, declarou Lula.
Da Redação