69% dos brasileiros preferem a democracia, enquanto 8% a ditadura, aponta Datafolha

De acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18) pela “Folha de S.Paulo”, 69% dos brasileiros consideram a democracia como a melhor forma de governo, enquanto 8% preferem a ditadura em determinadas circunstâncias. Outros 17% afirmam não ter preferência entre os regimes.

Realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, o levantamento revela uma leve diminuição no apoio à democracia em relação à pesquisa de março, quando 71% dos entrevistados preferiam o regime democrático.

A pesquisa também questionou os brasileiros sobre a possibilidade de retorno de uma ditadura no país e 52% dos esntrevistados afirmaram não acreditar que isso aconteça, enquanto 21% acreditam que existe uma grande chance de ocorrer. O apoio à democracia é maior entre homens, pessoas com ensino superior e aqueles com maior renda.

Diferença entre os regimes

Os regimes políticos determinam como o poder é exercido e distribuído em um país. Na democracia, o poder é exercido pelo povo por meio do voto, com eleições livres e respeito às liberdades individuais, como ocorre no Brasil.

Por outro lado, na ditadura, o poder é concentrado em uma única pessoa ou grupo, sem a participação popular, e as liberdades civis são severamente restringidas. Um exemplo disso foi a ditadura militar brasileira, que durou de 1964 a 1985, um período marcado pela censura, repressão política e graves violações dos direitos humanos, incluindo torturas e desaparecimentos forçados. A principal diferença entre esses regimes está na relação entre o povo e o governo, e nas liberdades garantidas aos cidadãos.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights