O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma cirurgia de emergência na noite desta segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir fortes dores de cabeça. Exames realizados na unidade de Brasília detectaram a necessidade de transferência para a capital paulista, onde foi realizada uma craniotomia para drenagem de um hematoma subdural, segundo boletim médico divulgado pela instituição.
De acordo com os médicos Roberto Kalil Filho e o neurocirurgião Marcos Stavale, que acompanharam o procedimento, a cirurgia foi bem-sucedida e não apresentou complicações. O presidente está estável e segue em observação na UTI, com um boletim médico atualizado previsto para esta terça-feira (10).
O sangramento teria relação com uma queda sofrida por Lula em outubro, no banheiro do Palácio da Alvorada, que resultou em um pequeno ferimento tratado com pontos na ocasião. O hematoma subdural se desenvolveu quase dois meses depois, como consequência do acidente doméstico.
Da Redação

