O transporte público do Distrito Federal será reforçado neste domingo (1º/12) para atender a alta demanda de passageiros devido a eventos como concursos públicos, vestibular e a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Com o Metrô-DF fora de operação para serviços de manutenção, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) determinou que as concessionárias aumentem a frota de ônibus e organizem viagens extras nas principais linhas, especialmente nas regiões próximas às estações do metrô e aos locais de prova.
Entre os eventos programados, destacam-se o concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reunirá cerca de 45 mil candidatos em localidades como Asa Sul, Planaltina, Guará, Taguatinga e Ceilândia, e o PAS 3, com 11 mil inscritos em pontos do Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. Além disso, haverá o vestibular +60 da Universidade de Brasília (UnB) e o prêmio Capes Talento Universitário. Para facilitar o deslocamento, a Semob reforçou especialmente as linhas que se dirigem à Rodoviária do Plano Piloto, W3 Sul e Norte, e UnB.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, orienta os passageiros a utilizarem a integração para chegar aos seus destinos. “Recomendamos que as pessoas não aguardem uma linha específica, mas peguem qualquer linha com destino à Rodoviária do Plano Piloto, de onde é possível fazer integração com outras linhas”, explicou.
Ele também destacou a importância de utilizar cartões do sistema de bilhetagem, já que a maioria das linhas não aceita pagamento em dinheiro. Os passageiros devem garantir a recarga antecipada do Cartão Mobilidade ou confirmar se seus cartões bancários possuem a função de pagamento por aproximação.
Da Redação

