Neste domingo (3), mais de 4,3 milhões de estudantes de todo o Brasil estarão focados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com uma força-tarefa montada para garantir a tranquilidade e a segurança do exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) está preparado para atender os candidatos em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídos em 1.753 municípios.
As provas de linguagens, ciências humanas e a tão aguardada redação serão realizadas neste primeiro dia. O segundo domingo de provas, programado para o dia 10, será dedicado às disciplinas de matemática e ciências da natureza. Os candidatos podem consultar os locais de aplicação acessando o cartão de confirmação, disponível na página oficial do participante no site do Enem.
Os portões dos locais de prova abrirão ao meio-dia e fecharão rigorosamente às 13h. É essencial que os candidatos estejam atentos aos horários para evitar contratempos e chegarem a tempo. As provas terão início às 13h30, e a saída da sala será permitida somente a partir das 15h30. Para aqueles que desejarem levar o caderno de questões para casa, essa opção estará disponível apenas a partir das 18h. O horário final para o término das provas será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
A Advocacia Geral da União estará em plantão para assegurar a segurança jurídica do processo e monitorar eventuais ações judiciais que possam impactar o cronograma do exame. Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 20 de novembro, e os resultados finais estão previstos para serem liberados no dia 13 de janeiro de 2025.
Da redação com informações da Agência Brasil

