Desligamento automático causa apagão em regiões do DF

iversas regiões administrativas do Distrito Federal passam por uma falta de energia elétrica desde o fim da manhã desta sexta-feira (16/8). Segundo moradores, o problema foi relatado por volta das 11h. Até o momento da última atualização desta publicação, o serviço tem sido restabelecido em certas regiões, enquanto outras ainda enfrentam a falta de luz.

Entre as regiões administrativas afetadas pela falha no serviço, estão: Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Samambaia. No Guará 2, em Brazlândia, no Sol Nascente/Pôr do Sol, em Vicente Pires e no Aeroporto de Brasília, algumas áreas também ficaram sem luz ou com energia instável.

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou por sua vez que, apesar da oscilação em diversas estações, a circulação de trens segue até o momento sem interferências.

Em nota, a Neoenergia afirmou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica não tem relação com a rede de distribuição da empresa. Segundo a companhia, ocorreu um problema no sistema de transmissão da estação Furnas, que ainda não informou a previsão para restabelecer o fornecimento de energia.

Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que, às 11h42 desta sexta-feira (16/8), “houve o desligamento automático do setor de 138 kV da SE [Subestação] Brasília Sul (Eletrobras), interrompendo 330 MW de carga no Distrito Federal, especificamente nas regiões de Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Samambaia”.

Catorze minutos depois, segundo o ONS, teve início a recomposição das atividades da SE Brasília Sul, com normalização das cargas, mas, até a mais recente atualização desta reportagem, o processo estava em andamento.

“Às 12h45, foram restabelecidos 72% das cargas interrompidas de Brasília. O ONS ainda aguarda informações do agente para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”, finalizou a nota.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights