Trump critica condenação de Bolsonaro e afirma: “Estou muito insatisfeito”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (11/9) estar “muito insatisfeito” e chamou de “terrível” a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o sentenciou a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, prometeu que os EUA “responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”.

Trump comentou o caso ao deixar a Casa Branca rumo a Nova York, comparando a condenação de Bolsonaro a processos que enfrentou nos EUA. “Só posso dizer que o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem. Acho que é muito ruim para o Brasil”, disse.

O Itamaraty classificou a declaração de Rubio como uma ameaça e afirmou que defenderá o Brasil de “agressões e tentativas de interferência”.

Em julho, Trump já havia anunciado tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e aberto investigação comercial acusando o país de práticas desleais. Recentemente, a Casa Branca indicou disposição de “usar meios militares” para proteger a liberdade de expressão, em referência ao julgamento do ex-presidente brasileiro.

A condenação pelo STF recaiu sobre Bolsonaro e outros sete réus, incluindo ex-ministros e comandantes das Forças Armadas, pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio público. A dosimetria das penas ainda será definida pela Primeira Turma do STF, composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights