Um homem foi preso na última quarta-feira (20/8) no Aeroporto Internacional de Brasília após abandonar sua cadela no Aeroporto de Florianópolis (SC) antes de embarcar para Manaus.
O caso começou quando ele tentou embarcar acompanhado do animal, mas, impedido de levá-lo, deixou o cão no terminal e seguiu viagem rumo à capital federal.
As autoridades de Santa Catarina, incluindo a Polícia Civil (PCSC) e a Polícia Federal (PF), comunicaram o episódio à Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR/SC), que repassou as provas à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) e à PCDF.
Com o apoio da Inframérica, responsável pelo Aeroporto de Brasília, e da Polícia Federal, a equipe da DRCA prendeu o homem a bordo da aeronave assim que ela pousou.
O passageiro confessou o abandono, alegando que havia vendido todos os bens da família para retornar a Manaus e decidiu deixar a cadela no aeroporto por não poder embarcar com ela. O animal foi resgatado e está em segurança.
O homem responderá por maus-tratos a animais, crime com pena de até cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda.

