O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a provocar polêmica nas redes sociais após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. Pelo X (antigo Twitter), o parlamentar pediu que seus seguidores deixassem mensagens de agradecimento ao republicano.
“Coloque o seu agradecimento ao Presidente Donald Trump abaixo e vamos rumo à lei Magnitsky!”, escreveu Eduardo na noite de quarta-feira (9).
A lei citada pelo deputado foi criada ainda durante o governo de Barack Obama, em 2012, para punir estrangeiros acusados de corrupção ou de violar direitos humanos. O texto prevê o bloqueio de contas bancárias e bens em território norte-americano, além de impedir a entrada dessas pessoas nos Estados Unidos.
O tarifaço anunciado por Trump gerou reações de autoridades brasileiras, que discutem quem seria o responsável pela decisão do líder norte-americano. Na justificativa publicada na sua rede social, Truth Social, Trump endereçou uma carta ao presidente Lula (PT) e disse que a relação comercial com o Brasil é injusta, citando ainda o Supremo Tribunal Federal (STF) e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como fatores que motivaram a nova cobrança.

