Se você ainda acha que pra tomar um vinho premiado precisa ir até a França ou a Itália, está mais do que na hora de repensar sua adega. O Brasil tem se destacado — e muito — nos concursos internacionais de vinhos, levando medalhas com rótulos que nascem aqui, do nosso solo, do nosso clima e, claro, das nossas uvas.
De norte a sul do país, vinícolas vêm surpreendendo jurados e sommeliers com vinhos que carregam identidade, frescor e muita qualidade. E o melhor: a um preço bem mais acessível do que os importados.
As estrelas dessas premiações são, em boa parte, as uvas tintas Merlot e Tannat, que se adaptaram lindamente ao terroir da Serra Gaúcha e da Campanha Gaúcha. Mas tem também Chardonnay, Moscato Giallo, Cabernet Franc e espumantes brut e rosés que vêm colecionando prêmios importantes como o Vinalies Internationales, na França, o Decanter World Wine Awards, em Londres, e o Brazil Wine Challenge.
E se você quer começar a se aventurar pelo mundo dos vinhos premiados brasileiros, aqui vão 5 rótulos para abrir sem medo e brindar com orgulho:
🥇 Casa Valduga Terroir Merlot (RS)
Elegante, equilibrado e com taninos macios. Medalha de Ouro no Vinalies Internationales.
🥈 Miolo Lote 43 (RS)
Um corte nobre de Merlot e Cabernet Sauvignon que representa o melhor da Miolo. Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards.
🥉 Pizzato Fausto Tannat (RS)
Potente e encorpado, com aquele toque brasileiro que encanta. Destaque no Wines of Brazil Awards.
🍾 Aurora Espumante Moscatel (RS)
Refrescante, doce na medida e premiado mundialmente. Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.
🍷 Rio Sol Gran Reserva – Vale do São Francisco (PE/BA)
Produzido no sertão nordestino, esse blend surpreende com complexidade e elegância. Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas.
Mais do que beber vinho, provar um rótulo brasileiro premiado é uma forma de saborear o que temos de melhor: nossa terra, nossa inovação e nossa paixão por fazer bonito também na taça.
Na próxima ida ao mercado ou à loja especializada, que tal dar uma chance a uma uva brasileira premiada? Pode ter certeza: o sabor é de vitória — e a medalha é nossa.
Conheça a chef responsável pelas pautas gastronômicas do ‘Agora em Brasília’
Priscilla Carmino é formada em Gastronomia pelo Centro Universitário IESB. Ela faz parte da equipe do ‘Agora em Brasília’ e quinzenalmente fala sobre os melhores restaurantes, vinhos e comidas disponíveis na nossa capital. Ah, ela também ensina diversas receitas para incrementar o seu acervo culinário. Nos acompanhe e fique por dentro de tudo.

Chef Priscilla Carmino






