A partir desta terça-feira (1º/7), unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal passam a oferecer a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para bebês de até 12 meses. A aplicação amplia a proteção contra a meningite bacteriana e segue recomendação do Ministério da Saúde.
Até então, a vacina ACWY era destinada apenas a adolescentes de 11 a 14 anos. Já os bebês recebiam exclusivamente o esquema com três doses da meningocócica C. Agora, o imunizante passa a integrar o calendário infantil, cobrindo os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis — responsável por quadros graves de meningite e infecções generalizadas no sangue.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, confusão mental, sensibilidade à luz, convulsões e manchas pelo corpo.
Com a mudança, o novo esquema vacinal para crianças fica da seguinte forma:
• Primeira dose (D1) da meningocócica C aos 3 meses;
• Segunda dose (D2) aos 5 meses;
• Reforço com a vacina ACWY aos 12 meses.
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, crianças que já completaram as três doses da vacina C não precisam receber a dose adicional da ACWY. No entanto, aquelas que ainda não tomaram o reforço poderão ser vacinadas com a ACWY até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

