DF registra 10 picadas de escorpião por dia: veja como se proteger

Entre janeiro e março de 2025, o Distrito Federal contabilizou 927 acidentes com escorpiões, o que representa uma média de 10 picadas por dia, segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF). Em 2024, foram 3.733 casos registrados. O aumento está relacionado às mudanças climáticas, que favorecem a presença desses animais em áreas urbanas.

A espécie mais comum no DF é a Tityus serrulatus, uma das mais venenosas do país. Ela não é nativa da região, não possui predadores naturais e se reproduz por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de macho, o que contribui para sua rápida proliferação.

Para evitar acidentes, a SES-DF orienta a tapar ralos, manter quintais limpos, evitar acúmulo de roupas, combater baratas e usar vedações em portas e telas nos ralos. O uso de luvas, botas e calças compridas também é recomendado ao manusear entulho, lixo ou objetos de jardim.

Em caso de picada, é essencial lavar o local com água e sabão, manter o membro elevado e procurar imediatamente um hospital da rede pública, onde há disponibilidade do soro antiescorpiônico. A aplicação do soro será decidida por avaliação médica.

Hospitais como o Hran, os regionais de Ceilândia, Taguatinga, Paranoá, entre outros, estão preparados para atender esses casos. Crianças até 13 anos devem ser levadas ao Hospital Materno Infantil de Brasília. A população também pode ligar para o CIATox (0800 644 6774 ou 0800 722 6001) em caso de emergência ou acionar a Vigilância Ambiental pelo número 160 ou pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com para denúncias e inspeções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights