Tem gente que cozinha com amor. E tem gente que vai além: cozinha com amor, criatividade e uma pitada generosa de magia. É o caso da Etoni Mama — uma mãe japonesa que transformou as marmitas dos filhos em verdadeiras obras de arte comestíveis.
Ela é mestre na técnica do kyaraben (ou charaben, pros íntimos), uma versão super criativa da tradicional bento box japonesa. A ideia? Montar as refeições em formato de personagens e cenas encantadoras. Tudo tão lindo que dá até dó de comer… mas a fome vence, sempre!
Essa técnica começou lá nos anos 90, como um jeitinho dos pais fazerem as crianças comerem melhor — e olha, funcionou tão bem que foi parar nas redes sociais e conquistou o mundo. Afinal, quem resiste a um arroz moldado como Totoro ou um ovo cozido virando o Pikachu?
Além de ser visualmente encantador, o kyaraben é uma prova de que comer também pode ser uma experiência estética. Porque sim: a gente come com os olhos antes de tudo.
Etoni Mama leva isso a sério — ou melhor, leva com leveza. Cada marmita é uma cena mágica, um mimo visual e uma explosão de carinho servida no potinho.
Fala sério: quem aí se arriscaria a montar uma dessas? Porque essa mãe… ela arrasa demais!
Fonte: @etn.co_mam
Conheça a chef responsável pelas pautas gastronômicas do ‘Agora em Brasília’
Priscilla Carmino é formada em Gastronomia pelo Centro Universitário IESB. Ela faz parte da equipe do ‘Agora em Brasília’ e quinzenalmente fala sobre os melhores restaurantes, vinhos e comidas disponíveis na nossa capital. Ah, ela também ensina diversas receitas para incrementar o seu acervo culinário. Nos acompanhe e fique por dentro de tudo.

Chef Priscilla Carmino







