Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal, em 4 de abril, 478.252 doses já foram aplicadas. A partir de 19 de maio, a imunização foi ampliada para toda a população com mais de seis meses de idade. Antes, era restrita apenas aos grupos prioritários.
Com a ampliação, 154.384 pessoas foram vacinadas nas últimas semanas. A campanha tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e reduzir casos graves da doença, internações e óbitos causados pelo vírus influenza.
A cobertura vacinal segue abaixo do ideal nos grupos prioritários: 41,58% entre idosos (166.948 doses aplicadas), 25,76% entre crianças (52.684 doses) e 4,62% entre gestantes (1.232 doses). O estoque atual conta com 206 mil doses, e novas remessas podem ser solicitadas ao Ministério da Saúde, se necessário.
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a procura pela vacina aumentou após a liberação para o público geral. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará, por exemplo, duas novas salas de vacinação foram abertas para atender à demanda.
A vacina contra a gripe protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B. Ela está disponível em 164 salas de vacinação nas unidades básicas de saúde do DF. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
A lista de locais com vacinação pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde do DF.

