Um incidente na tarde da última quarta-feira, 21 de maio, assustou motoristas que passavam pela Ponte JK, em Brasília. Uma placa metálica que fazia parte da estrutura provisória da obra em andamento na ponte se desprendeu e atingiu um carro que seguia no sentido Lago Sul – Plano Piloto. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
O equipamento fazia parte de um assoalho metálico instalado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para viabilizar a substituição das antigas juntas de dilatação da ponte. As obras começaram em abril deste ano e fazem parte de um processo de modernização da estrutura.
De acordo com a Novacap, o rompimento da solda foi o que provocou a queda da peça. A combinação entre os movimentos naturais da ponte e a velocidade elevada dos veículos que trafegam pelo local, mesmo com sinalização de obra, teria contribuído para o problema.
Após o ocorrido, agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditaram duas faixas da via para garantir a segurança. Equipes técnicas da Novacap realizaram reparos emergenciais, reforçando as soldas e instalando parafusos e grampos adicionais para estabilizar a estrutura provisória.
A previsão é de que novas interdições ocorram na noite desta quinta-feira, 23 de maio, entre 21h e 4h, para dar continuidade à instalação das novas juntas de dilatação. A obra faz parte de um contrato no valor de R$ 6,9 milhões firmado com a empresa paulista ECR Engenharia e Construções. O serviço inclui a troca completa das juntas em 14 pontos da ponte.
Inicialmente, a reforma estava programada para começar em outubro de 2023, mas atrasou devido à demora na chegada das peças importadas da Itália, fornecidas pela empresa Maurer. Segundo a Novacap, os trabalhos são essenciais para manter a segurança da Ponte JK, que conecta o Plano Piloto às regiões do Lago Sul e Jardim Botânico, sendo uma das principais vias do Distrito Federal.

