Viva a coxinha!
Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional da Coxinha — esse salgado que é praticamente patrimônio afetivo do brasileiro e figura entre as 10 melhores comidas do país segundo o Taste Atlas.
A origem da coxinha tem diferentes versões. Uma das mais conhecidas envolve o filho da princesa Isabel, que vivia numa fazenda e só comia coxa de galinha. Certo dia, sem a parte preferida da ave, a cozinheira improvisou: desfiou o frango, envolveu numa massa e fritou. Surgia ali a coxinha que conquistaria nobres e, com o tempo, todas as classes sociais.
Outra história data do século XIX, em São Paulo industrial. Para alimentar os trabalhadores nas portas das fábricas, os comerciantes adaptaram o prato — desfiaram o frango e criaram a versão empanada, prática e saborosa.
Independentemente da origem, uma coisa é certa: a coxinha é democrática, atemporal e amada de norte a sul.
E para celebrar esse dia como se deve, aqui vão algumas dicas de lugares para se deliciar com coxinhas imperdíveis:
🥇 @casadoce – Premiada como melhor confeitaria e salgados pelo Encontro Gastrô 2024. Receita tradicional e sabor de infância em cada mordida.
🍗 @torteriadilorenza – Clássica de Brasília, com coxinha suculenta e irresistível.
✨ @richesseconfeitaria – Massa fina e crocante, recheio farto e cheio de sabor. Impossível comer uma só!
🔥 @cafeeumchero – Fritas na hora, sempre quentinhas e crocantes. Simplesmente perfeitas.
🎉 @casadebiscoitosmineiros – As mini coxinhas são uma explosão de sabor. Tem com e sem catupiry – todas deliciosas!
E você? Tem alguma coxinha que é a sua favorita? Me conta aqui nos comentários!
Conheça a chef responsável pelas pautas gastronômicas do ‘Agora em Brasília’
Priscilla Carmino é formada em Gastronomia pelo Centro Universitário IESB. Ela faz parte da equipe do ‘Agora em Brasília’ e quinzenalmente fala sobre os melhores restaurantes, vinhos e comidas disponíveis na nossa capital. Ah, ela também ensina diversas receitas para incrementar o seu acervo culinário. Nos acompanhe e fique por dentro de tudo.

Chef Priscilla Carmino




