O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara o lançamento de um novo benefício voltado a estudantes da rede pública: o Cartão Uniforme. A iniciativa, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), garantirá crédito para que alunos de baixa renda possam comprar roupas escolares.
Em entrevista ao Metrópoles neste sábado (19/4), Ibaneis explicou que a ideia segue os moldes do Cartão Material Escolar (CME), já em funcionamento. A previsão é que o novo programa entre em vigor ainda em 2025. O valor do benefício, segundo o governador, está em fase de definição. “O governo está fazendo uma pesquisa de mercado e deve definir o crédito em seguida”, afirmou.
Ibaneis destacou a importância de oferecer autonomia às famílias e estímulo à economia local. “E criamos um programa, também, que tem sido muito elogiado – inclusive, eu já estou preparando para fazer também com o uniforme – que é o cartão Material Escolar, onde as mães e os filhos vão às papelarias – são mais de 500 papelarias cadastradas – e compram aquilo que querem, da maneira que querem”, disse.
O chefe do Executivo local também pontuou os impactos positivos do modelo. “Tem sido muito elogiado pelas famílias, principalmente aquelas que estão na linha da pobreza, porque dá uma oportunidade que eles não tinham antes”, completou.
Segundo ele, a proposta do Cartão Uniforme tem potencial de beneficiar tanto os estudantes quanto o setor produtivo do DF. “E, baseado nessa experiência, nós vamos lançar ainda neste ano o Cartão Uniforme também, porque aí nós pegamos duas coisas que são importantes: um é o lado da família poder fazer a sua compra e, do outro lado, você incentiva também os pequenos empresários. Nós teremos também os nossos uniformes feitos pelas empresas aqui e com a possibilidade das pessoas adquirirem e gerarem emprego. Geramos emprego nas papelarias e vamos gerar emprego também no vestuário”, declarou.

